Argila facial e os Benefícios para a Pele

Argila facial e seus Benefícios
Você sabe para que serve a argila? A argila não serve somente para criar esculturas lindas, mas também serve para hidratar, revitalizar, tonificar a pele, etc. Claro, são argilas diferentes!

Qual é a diferença da argila em pasta para argila em pó?

A argila em pasta, vendida em papelarias, é para fazer artesanatos. Não pode ser usada para tratamentos estéticos ou medicinais. Não tem propriedade terapêutica ou estético. Já a argila em pó é medicinal e tem propriedades terapêuticas, por isso é usada para fazer máscaras faciais. É rica em minerais. Ela é retirada das camadas profundas da terra. Somente o nome é o mesmo, mas são totalmente diferentes.

Argila facial e os Benefícios para a Pele

Argila facial tem várias cores, como branca, verde, vermelha, preta, etc. Cada cor depende do lugar da terra de onde a argila foi tirada e da concentração maior de alguns minerais. Todas são naturais e ao que possa parecer, não tem corantes.

Argila facial tem inúmeras funções, desde promover uma boa esfoliação a reconstituir tecidos, tudo depende da argila usada. Claro, em clínicas de estética, os profissionais sabem qual argila é a melhor para cada tipo de pele, mas quando estamos em casa, escolher qual o melhor para nossa pele é a grande duvida e ter certeza de estar usando da forma correta acaba virando um martilho.

Para acabar com suas dúvidas, vamos conhecer as cores dos 10 tipos de argila?

Argila Branca
Essa argila é especifica para pele sensíveis e desidratadas, porém pode ser usada em qualquer tipo de pele. É uma das poucas argilas que tem pH próximo ao da nossa pele e um maior nível de alumínio.
Ela tem como beneficio revitalizar a pele, clarear manchas, suavizar e cicatrizar a pele, além de ajudar a reduzir inflamações. Ajuda também a renovar a pele, absorver a oleosidade sem desidratar a pele.

Argila Verde
É a argila que tem uma maior diversidade de elementos (cálcio, zinco, potássio, magnésio, fósforo e ferro) e possui pH neutro. Ela é indicada para peles oleosas e com acne (espinhas), pois tem como maior função ser adstringente, tonificante, estimulante da circulação periférica, bactericida, secativa, analgésica e cicatrizante. Essa argila remove o excesso de oleosidade e nutri os tecidos com os sais minerais, muito parecido com peeling, mas natural. Ótimo para combater cravos e espinhas e retirar as manchas deixados por eles. É indicado usar somente duas vezes na semana.

Argila Vermelha
A argila vermelha é indicada para peles mais rosadas e sensíveis. Ela absorve mais a oleosidade que as outras duas argilas. Renova a estrutura celular da pele, auxilia na respiração das células devido contér óxido de ferro e cobre e regula a microcirculação cutânea, sem deixar de falar que diminui também as linhas de expressão, ou seja, tem poder rejuvenescedor. Ela é muito utilizada em clinicas como redutor de medidas.

Argila Preta
Essa argila é a mais rara e a mais nobre de todas. Só pode ser retirada de grandes profundidades como lama vulcânica. Sim! Ela é lama vulcânica, por tanto, tem maior quantidade de enxofre. Sua função é desintoxicar a pele, tonificante, clareia manchas, tem ação anti-estressante e anti-inflamatória, acne, cravos, espinhas, acúmulo de gordura e ainda rejuvenesce.

Argila Marrom
Assim como a argila preta, é difícil de ser encontrada. Tem como função o tratamento de acne e o rejuvenescimento. Atua ativando a circulação, purificando, tonificando, ameniza manchas, controlando a oleosidade e revitalizando a pele.

Argila Beje
A argila Beje é uma mistura da argila marrom com branca. Ajuda a revitalizar a pele, esfolia, desintoxica, combate cravo e espinhas e ameniza as manchas e hidranto a pele.

Argila Cinza
Essa é a argila que minha pele ama! Diferente das outras, é a única argila com presença de titânio e com 60% de sílica, usado em milhares de cosméticos para controlar a oleosidade. A única com pH mais alcalino, combatendo espinhas e cravos, devido a sua ação esfoliante. É indicada para peles muito oleosas e com manchas. Retarda o envelhecimento da pele e no corpo é usada como redutor de medidas.

Argila Amarela
A argila amarela ou, como muitos a chamam, dourada, é uma argila rica em silício, tem como ação tonificar a pele. Ela é indicada para peles maduras (a partir dos 45) e cansadas. Ajuda na formação de colágeno, rejuvenesce, hidrata, diminui as rugas e o mais importante, ajuda também na flacidez cutânea.

Argila Roxa
Semelhante a amarela, ela tem como função rejuvenescer a pele, esfoliar, tonificar e suavizar, dando mais firmeza. Essa é especificadamente apenas para o rosto. Seu maior nutriente é o magnésio, que atua na produção de colágeno.

Argila Rosa
É a mistura da argila branca e vermelha misturada. Tem ação tensora, desinfetante, revitalizante e cicatrizante. Retira a oleosidade, absorve toxinas, trazendo de volta a pele o seu brilho natural. Hidrata, melhora a circulação, elimina celulite, gordura localizada e flacidez. Por ser uma argila bastante suave e indicada para peles mais sensíveis e pode ser usar diariamente, mas não é recomendado.


Procedimentos de utilização

1. Antes de usar a argila, lave o rosto, esfolie-o levemente em movimentos circulares.

2. Aqueça o local ─ Pode-se utilizar uma toalha quente, aquecida em água.

3. Mistura: Em uma vasilha limpa, coloque 1 colher de sopa de argila. Vá adicionado água normal, termal ou soro fisiológico, até a mistura ficar na consistência de pasta.

4. Não utilize, para a misturar, colher de metal, isso pode alterar a mistura e não chegar ao resultado esperado.

5. Para potencializar, pode-se misturar e utilizar óleos essenciais na mistura.

6. Utilize pincel limpo para aplicar a argila na pele

7. Aplique e aguarde de 10 minutos a 20 minutos.

8. Retire a mascara com água e sele com um hidratante ideal para a área do rosto. Neste caso, o rosto, não utilize hidratantes com óleos em seu componente, isso vai provocar muitas espinhas.

9. Algumas argilas podem dar a sensação de pinicamento ou ficar levemente vermelha, isso é normal, já que algumas delas ativam a circulação.

Atenção: 
Saiba que é recomendado usar de uma a duas vezes na semana (no máximo!) nos primeiros meses. Depois quinzenalmente ou mensal, só para a manutenção.

Nota 
Mesmo agora você sabendo os benefícios de cada cor da argila facial, eu recomendo: Procure um profissional qualificado que possa realizar com precisão a aplicação ao seu tipo de pele e saber quais possíveis problemas devem ser tratados e claro, para ter certeza qual tipo de argila utilizar.

Beijinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário